segunda-feira, 10 de março de 2008

O Lado Sombrio

Demorei pra escrever aqui mas foi devido a conturbações familiares... nada fora de praxis (sempre quis usar esta palavra ^^).

Méier Itaipú (terça-feira)

Primeiro dia em Itaipú!
Até hoje não entendo porque a maioria dos professores ficam nervosos antes das primeiras aulas ou no decorrer delas. Já fiquei sabendo de casos em que o professor cagou (literalmente) de medo da turma! Para mim, o primeiro dia não deve ser como uma "primeira vez", deve ser como uma introdução a um bom filme de ação de tema ruim. Deve-se envolver a turma com a idéia, sem mostrar os pontos negativos da rotina e para isto, criatividade e experiência de vida são fatores fundamentais.
Não nego que sempre surge um friozinho na barriga, mas eu acho extremamente importante, é excitante!
Acho que até hoje o primeiro dia mais medonho que tive foi na catedral no ano passado na turma "senzala". Foi um verdadeiro teste, pois o Rômulo de poucos anos atrás (2) tinha dificuldade de falar até com três pessoas ao mesmo tempo! Imagina noventa ALUNOS??!!!

Mas voltando...
Peguei uma turma de 8º ano (7ª série) e uma de 6º ano (5ª série). Pra variar mais uma vez vencendo os medos do Fundamental (sim, eu ainda tenho medo de crianças e com motivos) mas, desta vez eu fiquei supreso em uma e assustado em outra.

A surpresa (8º ano):

Como esta região de Niterói é tradicionalmente rica, achei que ia ter o perfil de aluno playboy estilo Barra da Tijuca ou Zona Sul, cheio de marra e seboso. Me enganei totalmente. Fiquei espantado! Tinha aluno que nunca me viu na vida e me cumprimentou! Os alunos do 8º ano foram muito maneiros a aula inteira, foi muito tranquilo explicar a materia e ainda deu tempo pra um bate-papo!
Coisa rara de se ver...pessoas ricas e legais. Fiquei mais uma vez impressionado. Mas espero que mantenham-se assim...e que a turma desta semana seja tranquila.

O susto (6º ano):

Imaginem a seguinte cena:
Estou de costas fazendo o quadro (coisa rápida, rosa dos ventos), quando do nada um moleque solta aquele grito fininho...alto... de quebrar os vidros da sala! Para dar um susto numa menina. Brincadeira de criança, não é? Bonitinho, não é? NÃO.
Agora imaginem esta cena:
A sala estava de porta e janelas abertas. O corredor faz eco a sala da diretoria. E o grito do infeliz deu pra ser escutado do lado de fora do colégio!
Resultado da ópera:
- A coordenadora e dois inspetores correram desesperados pra minha sala bufando e perguntando desesperados O que houve!! O que houve??
- Nasceram chifres na cabeça do moleque, acompanhados de uma cara sonsa e sombria (me lembra o desenho do Donald);


ASSIM MESMO

- Meu reto foi parar na laringe e pensei: PUTA QUE O PARIU!! VOU SER DEMITIDO NO PRIMEIRO DIA POR CAUSA DESTA ABERRAÇÃO!!! VOU SOCAR O APAGADOR NA BOCA DESTE (vários palavrões);
Mantive o controle (vermelho como um corno) e disse friamente (rangendo os dentes) e muito alto ao infeliz:
- Se você espirrar, eu te tiro de sala e falo pessoalmente com sua mãe. ESTAMOS ENTENDIDOS?!(o estamos entendidos com aquela minha cara de ditador, na frente das inspetoras e da coordenadora);
Mantive o emprego e ganhei moral (espero que por algum tempo).

Viagem de volta... cronometrada...amanhã tem Catedral depois de Itaipú (primeiro dia!!^^).

Méier - RP (quinta-feira)

Mais uma batalha vencida! Animei parte da turma com Geofísica. Mas cansei eles de novo. Diminuo o ritmo? Acho que não... moar moar moar.
(mais uma vez perdi um ônibus dormindo em pé no ponto).

Méier - Brás de Pina (sexta-feira)

7º ano:
Primeira vez que perco controle total da turma. Mas já estava me preparando para isto. Remédio?
- Turma (em voz baixa). O que eu disser a partir de agora cai na prova. E de sacanagem vou fazer questões difíceis (tá bem). Se vocês continuarem com bagunça vou fazer vocês escreverem muito hoje!
- silêncio total -
Escreveram 4 páginas, sem intervalos.
- Professor! Nós ficamos quietos! Por que escrevemos tanto?
- Não, vocês escreveram pouco porque estavam quietos. Se fizerem bagunça, esta só será a introdução.
MEDO...MUITO MEDO.
Ahh e o mais divertido!! A professora de inglês disse que pediram arrego na aula dela por causa da minha aula!!! Adorei!!

6º ano:
Neste dia pude usar o critério comparativo do perfil de turma. Não sei se é porque já me conhecem, mas tenho a impressão de que eles estão me respeitando bastante! As aulas estão cada vez mais interessantes e boa parte da turma bem interessada e curiosa pela matéria! Por incrível que pareça, estas crianças estão me animando quanto a Fundamental.

Já ia me esquecendo! Estou com fama de "professor observação" entre os alunos. E, entre os professores? Vão engolir o sapo por acharem que eu sou fraco.

Aprendi uma lição.

"Se você quiser exercitar o lado sombrio de sua personalidade, dê aulas para crianças."

2 comentários:

Anônimo disse...

Oieeee!!!
sacanagem aquele professor expelir coisas do intestino (hahahahaha) literalmente por causa das crianças indefesas hauhauahauahuaha
ABSURDO!!!!!!!

"Coisa rara de se ver...pessoas ricas e legais. " hahahahaha

o pior é quando é pobre e seboso hauhauahauhauahuahauahuahauah
VAI DIZER QUE NÃO? HAHAHAHAHA

"...do nada um moleque solta aquele grito fininho...alto... de quebrar os vidros da sala! Para dar um susto numa menina" HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAAHAHAHA

Pow, o menino ainda é uma criança, e vc exigindo que ele tenha voz grossa? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Mas pelo jeito vc está se saindo bem...o negócio é fazer cara de mal, mesmo que esteja gargalhando por dentro.....a PARADA É SER MAL....MTO MAL.... e se quiser rir deles por causa da caras assustadas de filme de terror, é só correr pro banheiro e rir......hahahahahahahaahahaha

LEMBRE-SE: NÃO DEIXE QUE ELES VEJAM VC RINDO, PQ AQUELA CARA DE MAL QUE ELES TEM EM MENTE DE VC NÃO TERÁ O MESMO EFEITO DEPOIS. HAHAHAHAHAHAHAHAHAHA

BOA SORTE LÁ, PROFESSOR MULEQUE-PIRANHA MAL!!!!!!!!!!!^^ HAHA

BJOSSSS^^

Poisonblack disse...

"Meu reto foi parar na laringe e pensei"

hauahauahauahaua adorei isso.xD

Cuidado,hein?tá pegado gosto pelo autoritarismo (heueheuieheueheu xD)