sexta-feira, 21 de março de 2008

God Metal que se cuide....

Terça- feira: Méier - Itaipú

8º Ano:
Como havia dito antes, esta turma ainda me deixa com o pé atrás. Devido ao bom entrosamento que tenho tido com eles, há um certo "rompimento" daquela barreira aluno-professor. Não sei se está acontecendo devido ao fato de ser o monitor ou de procurar explicar a matéria sempre com exemplos fáceis e práticos ou apenas pelo fato de ser novo. É uma incógnita.
De qualquer forma, desde o primeiro dia de aula, lancei uma aposta com eles: Se conseguissem achar uma coisa que não estivesse relacionada a Geografia direta ou indiretamente, eu teria que dar o meu braço a torcer que a matéria que do8u aula não é tão completa assim. Pode parecer uma idéia boba, mas prende os alunos e os força a conhecer outras coisas, além do que aplicando à Geografia, eles aprendem e entendem minha matéria. Está dando certo e ainda não perdi para eles hehehe.

6º Ano:
Carga horária aumentada lá. Desta vez darei aula individual a uma menina do 6º ano (Fundamental...de novo) que acabou de entrar no colégio. Inicialmente pensei que ia ser uma gritinho cover, mas tive uma surpresa: não é que a menina é esperta?
Pra começar, mal cheguei e ela disse que comprou uma bússola (daquelas pequenas) para se inspirar na matéria. Fiquei como né? Caraca!! Pequena geógrafa em formação!
Aproveitando esta, fiz uma pequena análise do comportamento e resposta dela quanto a atitudes (ééé professor é psicólogo também, tá pensando o quê?) utilizando a bússola de forma errada. Esperei três atitudes padrão:

1) Seu burro! Não é assim que usa! - Indica pessoa com potencial destrutivo.
2) Ahhh então era assim que teria que usar (cara de sonsa) - Aluno sonso é pior que destrutivo, porque se faz de bom e te queima pelas costas.
3) Não, acho que você errou. É pra usar assim. - Ufffa.... Candidata a Gandhi.
* Nesta cartada, para meu bem estar mental, a menina chegou mais perto da terceira opção.

A aula fluiu melhor que esperava. Ela era bem participativa e muito curiosa! Semprequeria associar o que explicava a coisas relacionadas com a vida dela. E o mais incrível!! Ela gosta de documentários do Discovery e do Natgeo!! Aí a aula foi na graxa. Ela entendeu a matéria e curtiu a explicação!

9º Ano:
Dar aula nesta turma me faz lembrar as aulas de um professor meu de Redação e Litaratura no Ensino Médio e Pré Vestibular. Tipo, o cara chegava na sala e era aquela bagunça! Mas na explicação, todos prestavam atenção. Era difícil conhecer alguém que não gostasse dele, pois as explicações eram sempre divertidas e inteligentes e ele tinha a habilidade de fazer as aulas passarem bem rápido. ÓBVIO que foi um dos estilos que herdei, e garanto, foi uma das melhores coisas que fiz. O porte de cara sério não condiz com minha realidade. Desde moleque sempre fui um palhaço irônico - houveram épocas que não, mas forram restauradas depois - e sem contar com os incontáveis apelidos (vou criar um post com a lista).
Outra aula-graxa. Expliquei a matéria e ainda deixei um ar de CONTINUE para interessá-los na próxima semana. O resultado foi excelente.

Itaipú - Del Castilho

Este feriadão veio bem a calhar. Por algum motivo tenho me cansado rápido, mas desta vez houve um motivo. Saí de casa as 10 e poucas da manhã e cheguei em Del Castilho as 20:30 hs e ESQUECI DE BEBER ÁGUA. Cara! Como alguém esquece de beber água?? Tudo bem, eu sou loiro e tal, mas isto é sacanagem!!!
O importante é que quando cheguei lá aluguei o bebedouro.

Mas a aula....

Na primeira turma a aula foi tranquila, mas estou com um grave problema: a aula só tem 40 minutos! Na minha opinião deveria ter, pelo menos, uma hora para que não seja corrido e nem estressante para turma. Resultado: sempre uma uma fimose de aula para a outra semana.

A segunda turma foi o ápice! Lá existem dois alunos Dragon Ball, sendo que um é reservado, presta atenção mas tem uma risada macabra (tipo de vilão de desenho animado) e o outro é o Bobo da Corte, mas é gente fina.
A ala estava correndo bem e tudo bem, até que em um certo momento falei uma bobeira e o Dragon 2 chega e me diz isto:

"-Eu gosto de Korn porque eles tocam com o coração!"

+ = ???????

O que eu respondi?

a) FODS....é realmente.... fofo.
b) Diretor! Corta!
c) Pede pra sair! Pede pra sair!
d) Ai, que lindo! Fresno também!
e) Algumas (ou todas as alternativas acima)

Depois desta, acabou terça.

GOD METAL, ESQUECE ISTO!

Amanhã eu falo de quarta-feira.

3 comentários:

Anônimo disse...

Na verdade, essa 8a. série quer te "testar". Esse distanciamento é até normal em inicio de ano letivo e só melhora depois de alguns meses. Vi exemplos bem práticos sobre isso, de professores que foram mal recebidos por alunos e que em pouco tempo se tornaram unanimidade.

Continue com seu bom trabalho em Geografia. Essa aluna que comprou uma bússola é a prova de que, embora o salário e as condições de trabalho não sejam das melhores, a recompensa costuma ser muito bacana.

Unknown disse...

Sabe, sr é um domer professor é um dom, porque vai fazer a diferença na vida de muitas pessoas ensinando a matéria e dando bons conselhos, se fosse vc, daria exemplos fáceis pra eles entenderem, eles tem que saber o básico pra ir pro complicado, né?

ED CAVALCANTE disse...

BOM, CONHEÇO ESSES PROBLEMAS DE PERTO. TAMBÉM SOU PROFESSOR E DE GEOGRAFIA. O MAIOR PROBLEMA,ACHO EU, É A VISÃO ANTI-OLÍSTICA DO PODER PÚBLICO, ELES ACHAM IMPORTANTE APENAS PORTUGUÊS E MATEMÁTICA. NO BRASIL, MATÉRIAS COMO FILOSOFIA, SOCIOLOGIA, SÃO COLOCADAS EM SEGUNDO PLANO, COMO SE PENSAR NÃO FOSSE IMPORTYANTE!