quarta-feira, 26 de março de 2008

Desafio

Terça-feira, Méier-Itaipú

O desafio desta semana está sendo dar aula com a voz por um fio. Meu "presente de Páscoa" foi ganhar um baita resfriado e o "medo" da suspeita de Dengue. Felizmente não estou com Dengue, mas a febre está indo e voltando toda hora. Se tem algo pior do que dar aula sem voz é estar com febra além de tudo. Fica difícil pra pensar, se mexer e falar. Mas consegui aos trancos me dar bem.

8º Ano:

Monitoria pré-prova é normalmente uma uma situação de caos. E quase perdendo a voz é pior ainda. Turma cheia... crianças gritando.... e o pior: Como poderia gritar? Ou sequer falar alto? Aquele era o primeiro tempo de 6!!

Resultado: Chego na sala e tenho uma supresa: Um dos alunos que assiste minhas aulas desde o primeiro dia me deu uma barra de chocolate de páscoa!!! Pô felizão que fiquei, né? O aluno sabe que eu não não tenho acesso as provas, então suborno não era! Entendi como sinal de gratificação e tive um ótimo impulso inicial!
Só que, quando se trata de uma matéria chata (eras geológicas) somada a crianças, é quase impossível dar a matéria e foi o que aconteceu.
Expliquei a matéria aos trancos e do nada um grupo começou a bagunçar. Automaticamente ohei para os alunos que já assistiam minha aula e disse:
- Agora vocês entendem que não teria diferença se fosse eu o professor de vocês? Com este comportamento irracional da turma, qualquer monge vira assassino!
Estresse a parte, pelo menos fechei parte da matéria. Ninguém mandou não virem antes.

9º Ano:

Desta vez apareceram três alunos novos: Um metaleiro (mais velho da turma, logo o "destaque"), um bagunceiro bucha e um playboy bagunceiro bucha. Realmente ontem foi uma verdadeira prova de fogo! Mas desta vez consegui até certo ponto superar a distração deles e fazer com que eles fizessem a aula.

Dica: Se você tiver alunos bagunceiros e buchas em sala, faça com que eles "montem sua aula". Faça comparações fáceis e deixe-os responder. As respostas "padrão" serão: "- Viu! Eu também sou nerd!", "Eu sou foda!" e coisas do tipo...
O objetivo é fazer com que a turma entenda a matéria. Se você entregá-la de bandeja, eles irão montar em você. Mas se você conseguir fazer com que pensem... PARABÉNS! VOCÊ VENCEU! (esta eu aprendi sozinho ^^)
E sim, sacaneie eles, aproveitando a matéria. Se tiver que chamar alguém de pobre (tipo aula de DIT, que foi o caso) chame eles. Se tiver que falar de população subdesenvolvida, fale deles (sem humilhar!). Bagunceiros são sadomasô, acreditem!

6º Ano:

Aula bem cansativa. A menina é inteligente mesmo! Ela dominou a matéria muito rápido, então tive que abrir espços durante a aula para ela relaxar a mente. Ela é uma pequena geógrafa em potencial! hehehe.

Itaipú - Del Castilho

De volta às origens seria o título perfeito para esta aula. A professora faltou e tive que juntar as turmas como bem fiz várias vezes ano passado. Para minha alegria dei aula para 123 pessoas sem microfone! Alegria porque adoro casa cheia! Não sou muito fã de turma pequenas quando se trata de pré-vest. Prefiro turmas gigantes, pois o impacto de participação é maior, além do que me confere gás extra! A pressão ao professor é, sem sombra de dúvidas, muito maior!
O mais legal foi que, todos prestaram atenção a aula e a maioria não viu o tempo passar então fui roubando os tempos até cansarmos. A voz e a turma. A aula rendeu de 20:20 às 21:50. Aula ótima, relembrou velhos tempos e a antiga e crescente vontade de fazer aulões épicos!
Se teve bagunça? Ha ha... Romulooww de pré-vest é do mal!!! hahaha

Um comentário:

Pollyanna disse...

Nossa, eu nunca daria pra ser professora... não tenho paciência alguma.
Daria logo uns cascudos, hahaahaha