sábado, 15 de março de 2008

CAMPANHA: ADESTRE UMA CRIANÇA

Quarta-feira, Méier - Vila da Penha (1º dia)

Esta semana foi, sem sombra de dúvida sintetizada nesta frase: "Se tudo estiver ocorrendo perfeitamente bem na sua vida, tenha medo." - Vocês entenderão -

Esta quarta feira foi a estréia da monitoria em Vila da Penha. Desta vez, com o meu ponto forte: Ensino Médio e Pré-Vestibular. O fato de ali ter sido o monitor apenas pouco interferiu na minha didática e as explicações fluiram muito bem, acredito. Mais uma vez, os alunos foram muito legais comigo e fizeram algo que estava esperando: sugaram tudo o que eu sabia das matérias. A aula foi uma verdadeira batalha de pingue-pongue. Neste momento no meio das explicações cheguei a uma conclusão:

(tambores)

* Eu faço dumping mental e sou um chinês de mercado.
...
...... (grilos)

Resumindo foi muito show esta primeira experiência. Tanto no Pré Vestibular, quanto no primeiro ano.

Quinta-feira, Méier- RP (round 2)

Mais uma vez, um teste de resistência. Para eles e desta vez para mim. Não sei se é porque havia me esforçado muito no dia anterior, mas estava realmente exausto nesta aula. E, pra variar, estudei uma aula a frente e descobri isto só na hora da aula. A minha sorte é que era algo que eu possuía algum domínio.
Por sinal, está acontecendo algo lá que me preocupa. não está dando tempo de fechar as aulas. O tempo é muito pouco e a matéria muito volumosa. Espero conseguir ensinar a eles a matéria no tempo certo...
Mas, a aula acabou rendendo. O problema é que rendeu demais pois passei 15 minutos do tempo. Tinha alunos cambaleando, outros já sem saco (eu inclusive em ambas as situações) mas tinha que passar gás e, acima de tudo, o conteúdo (ou o máximo que desse).
Pelo menos o desfecho foi bom. Ao contrário das fugas que muitos alunos de pré-vestibular faziam (inclusive eu) em momentos de aulas puxadas, todos buscaram ter atençao na aula, o que me deixou muito contente! Final feliz.... sorriso pra sexta.

Sexta-feira, Méier- Brás de Pina

Como havia dito lá no início.... agora vem o medo....

Malthus estava certo (parte 1) 6ª Série (colocarei assim de propósito):

Eu tenho lá 2 horas para dar aula. Dividirei ao estilo mastercard os eventos:

1. Entrega dos trabalhos (a cena foi assim):
Sinopse:
O trabalho era consistido em uma pesquisa INDIVIDUAL de fotos de alguma região de PLANALTO, PLANÍCIE E DEPRESSÃO no Brasil.
Resumo:
- Um dos alunos me entregou uma página do livro do irmão mais velho (o livro que o garoto estava utilizando) e colocou dois nomes na folha.
- Outro desenhou (contornando as linhas do caderno) o que ele imaginava ser um relevo brasileiro. Deve ter pesquisado em alguma pintura de caverna ou algo do tipo.... 20 minutos.

2. Chamada: 7 minutos

3. Correção do "Para Casa": 20 minutos

Reparem que foi quase uma hora de praticamente nada!!

4. Matéria ditada (foi feita uma tentativa no quadro, mas.... acho que nem o Deus Metal ouviu tantos gritos): 1 hora

5. O tempo restante foi dedidado a esporros e sermões.


- Momento de reflexão (algumas perguntas):

* Os pais destas crianças existem mesmo?

* Eles comem o que antes de ir para o colégio? Ecstasy?

* O professor é algum tipo de pai/mãe terceirizado?

* Fundamental oferece seguro-saúde mental? Deveria ser obrigatório pelo menos...

Malthus estava certo (parte 2)
5ª Série:
0. - Pensamento - "Eu vou ficar mais calmo....eu VOU ficar mais calmo..... eu v...piiiiiiiiiiiiiiiii"

1. Entrada exigindo silêncio: 3 minutos

2. Correção do "Para Casa" (notem que eu fui o mais direto possível): 20 minutos

3. Explicações aleatórias (estas crianças tem o ótimo dom da curiosidade geográfica): 10 minutos

4. Entrega dos trabalhos:
Sinopse:
O trabalho consistia no desenho (manual ou não) de uma planta da casa, onde seria mostrada qual a posição da casa e dos cômodos segundo a rosa dos ventos.
Resumo:
- Tirando o rebu, apenas uma menina não entregou. Acho que ela teve vergonha de desenhar a planta.... isto pode ser um problema e vou auxiliar nisto.... 10 minutos

5. Decorrer da Aula
AGORA COMEÇA O MEDO REAL:
a) Há um menino que é repetente e é sacaneado sempre no intervalo por ser repetente (é chamado de burro) e por ser obeso. Um dos garotos falou isto no meio da aula:
- Seu gordo anormal!
Como não vi quem era e ninguem se prontificou a ser o dedo duro, tive que perder a aula dando uma baita esporro na turma para aprenderem a ter respeiro ao próximo (voltam os momentos de reflexão);

b) Quando vou explicar a matéria, dois garotos começam a trocar unhadas na minha frente. Como assim?? Foi uma das cenas de brigas toscas infantis mais afeminadas que já vi na minha vida! Pareciam dois cangurus se debatendo. Digno de Animal Planet.
Delicadamente (com este meu jeitinho meigo de ser) disse:

FORA DA SALA! AGORA!

E foi mais esporro......
Para vocês terem idéia, foi a primeira vez que expulsei alunos de sala. A vantagem é que não senti nenhum remorso por isto, ou seja, mexeu...desta vez vai feder.
Ah... e ainda consegui fechar parte da teoria. Milagrosamente e sem voz.

Méier - Vila da Penha

Acharam que a festa acabou?

Monitoria de novo lá. Aconteceu algo curioso. Por ser meu primeiro dia ou por simplesmente ser de uma matéria "escarrada" pela maioria dos vestibulandos, fiquei mais de meia hora aguardando alguem entrar na sala. Foi realmente deprimente.
Eis que surge um grupo de alunas que haviam assistido a aula na quarta-feira!! No mesmo momento em que me viram (inclusive me perguntaram o por que de estar no colégio), fizeram vários exercícios comigo. A tempo de monitoria, tecnicamente era de 20:30 as 21:30. Ficamos lá até as 22:05. Apesar do desgaste mental, a maioria das explicações foram boas, mas conseguir, naquela hora, os 100%, vai ser uma questão de tempo. As meninas salvaram boa parte do meu ego.
Fechei a semana com chave de ouro!

PENSAMENTO DA SEMANA:

SHIT HAPPENS...
DIARRÉIAS TAMBÉM....
MAS A BUNDA AINDA É PAIXÃO NACIONAL!
(sobre o amor pelas aulas ^^)

Estou lançando a campanha ADESTRE UMA CRIANÇA - Por um trabalho menos desesperador no Ensino Fundamental.

5 comentários:

Anônimo disse...

Olá!^^

"Um dos alunos me entregou uma página do livro do irmão mais velho (o livro que o garoto estava utilizando) e colocou dois nomes na folha."

hauahuahuahauhauahauahuahauahuahauahhauahauhauahauhauahuahauhauahau SEM NOÇÃO!!! SÓ RINDO PRA NÃO CHORAR!!!

***RESPOSTAS***
* Os pais destas crianças existem mesmo?

R: ELES FUGIRAM DELAS, E DEIXARAM P/ O PROFESSOR!!! HEHE

* Eles comem o que antes de ir para o colégio? Ecstasy?

R:NÃO É O QUE ELES COMEM, MAS SIM O QUE ELES ASSISTEM HEHEHE

* O professor é algum tipo de pai/mãe terceirizado?

R: SEM COMENTÁRIOS!!!!

* Fundamental oferece seguro-saúde mental? Deveria ser obrigatório pelo menos...

R: SE QUISER TEM UM LÁ PERTO DO UGF HAUHAUHAUAHAUAHUAH PELO MENOS NÃO CUSTA TENTAR!!! hihihi


....

"dois garotos começam a trocar unhadas na minha frente. Como assim?? Foi uma das cenas de brigas toscas infantis mais afeminadas que já vi na minha vida! Pareciam dois cangurus se debatendo. Digno de Animal Planet."

SOLUÇÃO: É SÓ DAR PRO MICHAEL JACKSON CUIDAR DELES, AFINAL QNDO AS CRIATURINHAS SAEM DE SALA É O QUE MAIS GOSTAM, ATÉ PQ NÃO TERAM QUE ASSISTIREM AULA HEHEHE

...

"MAS A BUNDA AINDA É PAIXÃO NACIONAL!"

HEHEHEHEEHEHEHE NEM SEMPRE!!!^^

BOA SORTE LÁ COM SUAS "CRIANÇAS" Hehehehehehe

NÃO ESQUEÇA DA DANCINHA!!!^^

BJOKASSS!!^^

MARIANA!*

H disse...

que texto gigante! ademais, um bom blog com um ótimo layout.

Morgana disse...

Adorei a história... inda bem que eu não faço isso... senão seria o massacre da serra elétrica.....hauhauhauauhuahua

eu me mataria se tivesse que ler o que eu mesma faço na aula ou ouço...kkkkkkkkkkkkkkkkkk


bjokas

^^

(Didixy) Conquistadores disse...

Muito bom o texto. Um pouco longo, mas vale a pena ler.

Abs

Poisonblack disse...

Use o velho truque de passar a unha no quadro. heueheueheue


Pow, dá mó trabalho arrnacar a página do livro e ainda assinar dois nomes...huAUHoiuahuHAUIOhuai xD

Deus Metal te dê forças!O_O
Hail and Kill!o/
(principalmente Kill)