quarta-feira, 2 de abril de 2008

Robin Hoods do Pó

Antes de começar a falar sobre as aulas, eu tenho que destacar de novo que professor é humano também. Acreditem, nós erramos, sentimos (normalmente) quando a aluna gatinha faz "chantagem sexual" (para as professoras também ocorre) para nós, e é claro, percebemos quando o aluno te odeia e quando te adora, isso é fato!
Na verdade me importava muito com a aprovação do aluno quanto meu nível de aula. Quando aluno de colégio, eu não tinha a menor piedade e cagava pra determinados professores. Dormia em aula, ficava desenhando a mesa, batia papo direto (de uma forma discreta, senão ia ferir a reputação de "cara de nerd"), participei de guerras épicas de giz e até arremessamos materiais nas pessoas (esta não me orgulho... fomos quase selvagens naquele momento \o/).
Isto, na pele de professor soa totalmente diferente. Um aluno que caga pra você em aula pode significar várias coisas: de "-Porque este puto não cala a boca?" e "-Que droga! Cansei da voz dele!" a "-O que eu devo jantar hoje?"
Então eu tive que aprender a "aular" como um bom beijo longo. Há momentos em que a turma fica em pleno fogo! Mas tem sua hora de cansar. E o professor idem. Está é a parte que eu tenho que aprender melhor. Quem cansa...

Terça-feira, Méier-Itaipú

8º Ano:

De volta aos 3 alunos de sempre, a aula correu como de costume: bem descontraída, explicações densas, porém tão leves que acho que nem sentiram e um pouco de folga. A recuperação daquele susto de dengue foi um sucesso!

9º Ano:

Véspera de prova, turma cheia! Como havia dito, quanto mais próximo do Ensino Médio, mais apimentada é minha aula e, por consequência, maior o nível. Não foi diferente e, sem sacanagem, pisei!
A aula começou e o objetivo era relacionar Revoluções Industriais, DIT, migrações internacionais e migrações de capital/ relações de produção - Nível fácil. Como esta parte é uma das que mais gosto, segui o famoso método pingue-pongue chinês - porradas épicas com respostas rápidas com direito a efeitos! Até aí, perfeito! Quem já tinha aula minha tava gozando e quem tava pela primeira vez (bagunceiros pra variar) ficou assustado. O objetivo da monitoria ali, ao meu ver, era despertar a matéria que eles já sabiam, por isto a boa velocidade da aula.
Até que vejo um Niteróicard (cartão pra passar em ônibus) fazendo fileira no fundo da sala...
...
FAZENDO FILEIRA??????
Não é que um dos moleques raspou a balinha de hortelã (a branquinha da Garoto) e fez de cocaína? E na minha aula??


A DITA CUJA

Quando reparei a cena, um dos moleques da frente pensou alto: "-Tá fudido..."
Obviamente cheguei pro moleque e falei bem alto: "-Ô cheirador de balinha! Tá curtindo a onda??"
E a partir daí o aspirante a dono de boca com cáries chegou pra mim e perguntou:
"- Quer um trago, fessô?"
e eu brincando...
"-Prefiro a pedra bruta.... pozinho de bala é coisa para fracos." (hahahahaha)
Aí o outro (o cara do cartão) diz: "- Pô, fessô, então é mais caro."

Aí vem os pensamentos:
1º Tropa de Elite + Cidade de Deus = Ácido na cabeça de mané
2º Cheirador de balinha?? Pra quê? Catarros refrescantes??
3º Por que não nasci Talibã de vez??

Reparem que depois da última frase surgiu uma discussão inédita: O que é mais caro? O pó ou a pedra? É engraçado.... de uns tempos pra cá ser metido a traficante cheirador virou feitiche de Robin Hood (pega a mina, finge que é mal pra aparecer e acha que roubar a playboy do papai define sua virilidade).

+ = ??????

E pensar que se estes moleques vissem um traficante da vida armados até os dentes iam se mijar todos de medo.... Fazer o quê?
Consegui fechar a discussão sem perder o fio da meada, a aula teve este "momento de descontração" e fluiu bem no final das contas... boa aula com bons freios! Do jeito que eu gosto!

6º Ano:

Foi uma coisa divertida esta aula. Por ser a última peguei bem leve, mas cobrei exercícios. No final da aula a menina disse que sempre que tiver dúvida na matéria vai pedir monitoria individual comigo. Maneiro, né? Fiquei felizão aquela hora!
Missão cumnprida.

Itaipú - Del Castilho

Pré-Vestibular:

Mais uma vez a professora faltou e eu tive que juntar as turmas. Apesar de gostar de salas cheias, neste tipo de caso passa a ser algo chato. Eles sabem que fiz isto para cobrir os tempos e que, talvez se fosse outro professor, não o faria. Se alguém quiser dar aula em pré comunitário, evite faltar e, caso tenha que faltar, ligue para dar satisfação. Os alunos sentem isso e é você que se queima.

A aula teve muito mais momentos de descontração do que conteúdo em si. Fiz de propósito, pois a turma estava um tanto tensa pela falta da professora. Dar aula nestas condições exige muita cautela e com um quadro com menos de 1 m² de área para mais de 90 alunos é foda. Aproveitei a ocasião para puxar mais a aula. O tempo de 40 minutos foi prolongado para quase 80 e foi percebido que eles estão cansando rápido. Eles têm que perceber que é pré-vestibular e o tempo é precioso. Brincadeiras são para relaxar a mente, mas se eles não entenderem que puxar o tempo de aula de vez em quando é realmente necessário, já era. O jeito vai ser aumentar o sério. E rezar para que o tamanho do quadro aumente. Falta de referencial na hora da aula cansa.

Valeu galera! Até a próxima!

6 comentários:

(Didixy) Conquistadores disse...

rsrs...curto demais aqueles balinhas da garoto.

Muito engraçado foi.

Vida massante de professor entendo.

abs

Will disse...

"Quando reparei a cena, um dos moleques da frente pensou alto: "-Tá fudido..."
Obviamente cheguei pro moleque e falei bem alto: "-Ô cheirador de balinha! Tá curtindo a onda??"
E a partir daí o aspirante a dono de boca com cáries chegou pra mim e perguntou:
"- Quer um trago, fessô?"
e eu brincando...
"-Prefiro a pedra bruta.... pozinho de bala é coisa para fracos." (hahahahaha)
Aí o outro (o cara do cartão) diz: "- Pô, fessô, então é mais caro."

huhsuahushas essa eu ri xD
kkkkkkkkk cherador de balinha xD

Anônimo disse...

Hahahaha...mto maneiro...
abraços

Unknown disse...

Olha, sou filha de professora ( minha mãe deu aulas 30 anos) e pai jornalista, tenho três irmãs~, uma e professora universitaria, outra professora na area inclusiva, e outra trabalha na biblioteca publica da cidade, e eu tentando fugir desta sina dos livros e alunos, sou professora substituta d historia as vezes...Muito bom seu texto, adorei o catarro refrescante, calma você ainda está no inicio, vai surgir coisas bem piores.E quanto ao gordinho da foto, ele já está na escola...Parabens pelo seu blog, possui um humor categorico.Me visite sempre...
http://passageiradotempo.blogspot.com/

necds disse...

Nossa eu ficava com essa mania. "Depois de comer essa balinha e beber água gelada parece que estou em um lugar que tem ar condicionado" kkkk

http://desocoolpados.wordpress.com/

м α ỷ т т α disse...

Vida de professor é um caso sériio...

minha mãe é professora...
minha profesora =/

uahsuahsua


adoorei



a 2ªa parte da história já está lá...

vlw pelo comentáaarioo!!